DEDICADO A TODOS OS AMIGOS BTTISTAS DO OESTE...

11 junho 2009

Gerês - Dia 2

Dia 2
Casa Leonte - Carris - Casa Leonte

Finalmente o grande dia chegou. Os preparativos para a subida ao cume da "Carris" começaram por volta das 9h, junto à casa Leonte. Bicicletas oleadas, impermeáveis vestidos, (porque a noite tinha sido de muita chuva), e Lá vamos nós para a grande aventura.

Depois de atravessar todo o parque natural até à cascata da portela do homem, fizemos a primeira paragem para o foto da praxe.


Lá fomos nós encosta a cima, calhau sobre calhau, mais a pé que montado, mas com a vontade de chegar ao cimo das grandes minas de carris.


O Caminho eram muito duro, muitas pedras, escorregadio e com um grau de elevação bastante razoável. A vista essa era simplesmente... divinal.
Ou não estariamos nós a falar do gerês.


As primeiras quedas de água foram aparecendo para o tão aguardado refrescar de um dia que começou com frio e que acabou com temperaturas bem escaldantes. Quantos banhos foram tomados nesta escalada??? Pois não sei, mas onde existia água... existia o banho.


O Cansaço fisico já era bem visivel nos nossos corpos mas desistir estava fora de questão, a subida continuava bem a pique e a paisagem ia ficando cada vez mais surreal, bem ao estilo das paisagens americanas com a ligeira diferença que as nossas são bem mais bonitas.


As quedas de água são sem duvida alguma o exlibris desta paisagem, que não para de nos surpreender. Apesar da subida nunca mais acabar e das pernas já nem responderem, a vontade de a vazer montado é sem duvida a razão pela qual nós viemos aqui.


Mário, sai da frente... estás a estragar a foto!


Nesta precisa altura estávamos a 1.500 metros da chegada,
Os pneus já não tinham força para fazer andar o cérebro, o melhor era refresca-lo em mais uma queda de água. Os pés, esses acho que já estavam mortos, ou pelo menos aparentavam. Nem mesmo deixa-los em molho durante um bocado, resolveu a fadiga.


A poucos metros da chegada eis que nos deparamos com estas belas vacas barrosas, que ao nos verem por ali devem ter questionado "Que extraterrestres são estes?".

Uma imagem fala mais que mil palavras!


MINAS DE CARRIS

O descanço dos guerreiros, tempo apenas para dar-mos notícias que tinhamos chegado e que iriamos começar a fazer a grande descida de pedras!
Apesar de ser tudo a descer a partir daqui, a vida não estava nada fácil!


Ao fundo vê-se a segunda serra mais alta de portugal continemtal o "Larouco"



Para terem um pouco da noção o quanto foi dificil a descida, aqui fica apenas um única foto desse registo, porque as dores de braços, pernas entre outras partes do corpo eram tantas que nem vontade de pegar na máquina eu tive mais.
Foi uma tareia daquelas... Cheguei ao ponto de fazer um buraco na mão esquerda de tanto rossar na manete devido a trepidação.


Para concluir este dia, aqui fica um pequeno registo já no final desta descida com pedras que ultrapassavam muitas delas os 2o a 30 cm de altura.
Uma criança acompanhada pelos país ao ver-nos descer daquela maneira sobre todas aquelas pedras, olhou-nos com um ar deliciado e com um sorriso de orelha a orelha, só enterrompido pela frase da mãe...

"Gonçalo, nunca na vida... nem penses!"

0 comentários: